quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Match...

Palavrinha usada no vocabulário "au pairiano" para definir quando se encontrou uma família e finalmente seu sonho começa a se tornar realidade! O meu aconteceu na última terça-feira, 14 de setembro... Demorei um pouquinho para vir aqui e me esvaziar, porque somente agora eu consegui me situar e me atentar ao tamanho, na grandiosidade desse acontecimento! Depois dessa terça, minha vida virou de pernas para o ar - muitas coisas a fazer em tão pouco tempo! Mas, a sensação maior que me vem quando escuto a palavrinha MATCH é a de alívio, a de ter certeza que a partir daquele momento eu estaria seguindo o que Deus tinha planejado para mim.
Minha 1ª reação ao desligar o telefone (além de chorar, é claro) foi agradecer a Êle essa grande graça que estava começando a ser derramada em minha vida... me ajoelhei e me coloquei no lugar em que eu deveria sempre estar, nunca ter abandonado - aos pés do Meu Senhor! Depois, ligações para minha mãe, que atende o telefone e eu digo: "Aconteceu, enfim..." e ela do outro lado, já em lágrimas: "Você não sabe o quanto estou feliz por você minha filha, mas não deixo de ficar triste... mas a felicidade, com certeza é bem maior que a tristeza - Não era isso que você tanto queria?"
E realmente era... o que eu esperava a mais de dois meses era esse momento! E nessa hora, parece que todos os esforços, todo o sofrimento passado finalmente cessa, e é imensamente recompensado por um I HAVE A MATCH...
Depois, ligações para amigos do Brasil e um rápido "Entra no Skype agora" para Londres depois de pelejar para conseguir fazer a tal ligação... E todos dizendo: "Pare de chorar"... até parecem que não me conhecem - meu choro nesse momento não era de tristeza, como tantos anteriores a ele, era de ALÍVIO, FELICIDADE...
No dia seguinte, confirmação de embarque - 18 de outubro de 2010... caramba - um mês para arrumar tudo! Fiquei completamente alucinada e procurando fazer trezentas coisas ao mesmo tempo! Pensando em mil e uma mais que eu não poderia esquecer - resultado: Uma bela noite sem dormir... e nessa mesma semana ainda vieram várias outras! Outra consequência disso foi marcar a data do Visto errada, mas isso foi o de menos numa semana tão cheia de emoções...
Agora, quando tudo parece bem mais calmo e organizado, tenho que pensar em outra questão - pra mim, a mais difícil de todas: DESAPEGAR.
Como colocar sua vida toda em uma pequena mala de 23kg?
Desapegar de coisas materiais é muito mais fácil que o desapego às pessoas - isso sim, vai me dar um pouquinho de trabalho! Tenho pensado em como seria a melhor maneira para fazê-lo, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão... Tenho certeza que será duro para mim agora, viver longe de todas essas lindas pessoas que estão à minha volta, sem excessão! Cada uma tem um pedaço de mim, despertou em mim o meu melhor, fizeram a diferença em determinado momento da minha história...
Como será minha nova vida a partir da segunda-feira, dia 18 de outubro? Um país diferente, uma língua diferente, pessoas diferentes... tentarei achar naqueles os rostos destes - mas não conseguirei, naqueles abraços esses abraços, naquele lugar - este! Mas não será possível... estaremos separados por milhas e milhas de distância e nosso contato mais profundo será o visual, por uma tela de computador... Mas, a vida não é feita de recomeços? Estou abrindo uma nova porta para novas pessoas entrarem por ela, para mais pessoas fazerem a diferença em minha vida (e eu na delas), abrindo uma porta daquelas bem largas para as OPORTUNIDADES que essa minha decisão irá proporcionar!!! Mas claro, sem esquecer daqueles, que desde sempre estiveram comigo, nos momentos bons e nos nem tanto... Como será difícil viver longe de vocês - não sem vocês, porque acho que sem vocês eu não suportaria!

O maior motivo de eu ter escolhido este nome para esse blog foi exatamente para eu explicar esse exato momento...

Então: NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA, nem fuso horário, nem nada... levarei vocês comigo em meu coração e meus pensamentos estarão aqui, em vocês, a todo momento... Minhas orações e agradecimentos também... Quero continuar a fazer parte de suas vidas, como sempre fiz e espero que vocês me permitam isso - continuar a fazer parte de suas vidas... O que significa um ano ou dois perto de uma vida inteira? O que significa a distância se nossa ligação é de alma - que não se perde jamais!
Me levem às festas, lembrem-se de mim quando estiverem fazendo bombons, ou indo a Ribeirão Preto, ou comendo macarrão, estrogonoffe... tomando vodka com energético ou cerveja de cereja e chocolate, indo ao parque fazer um pic nic, à boate e se lembrando de como AMO dançar, assistindo Harry Potter, comendo pipoca e tomando Guaraná... falando besteira, no Careta, no Fish, jogando Uno, no rancho... por favor, não me deletem de suas memórias... Simplesmente AMO, é isso o que importa!



De todo o amor que eu tenho
Metade foi tu que me deu
Salvando minh`alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu
Se queres partir ir embora
Me olha da onde estiver
Que eu vou te mostrar que eu to pronta
Me colha madura do pé
Me mostre um caminho agora
Um jeito de estar sem você
O apego não quer ir embora
Diaxo, ele tem que querer

"Dona Cila, Maria Gadú"

domingo, 12 de setembro de 2010

Aniversário, Parte II

Segunda-feira, 06 de setembro de 2010... enfim chega o dia!
Ele começa um tanto quanto normal, como um dia qualquer da semana... aula de inglês às 9:00 e meu 1º parabéns do "dia" by John Bolissian!
No desenrolar, recebi ligações (várias por sinal), me felicitando pelo dia... umas que realmente não esperava receber, de pessoas que há muito não falava! Me senti amada e querida, porque apesar do distanciamento, não se esqueceram de mim - como dizem: HOJE É SEU DIA! Quem dera fosse meu mesmo...
Também com o passar das horas, fui recebendo ligações e mensagem de várias pessoas que diziam que não poderiam comparecer à singela comemoração que organizei para ver todos reunidos - todos os meus amigos num mesmo lugar - perfeito não? Fui ficando triste, porque queria que todos estivessem realmente presentes, que viessem nem que fosse por cinco minutos para me dar um abraço, encurtar a distância, estreitar os laços mais uma vez... mas nem tudo sai como o planejado, não mesmo - e digo isso porque várias surpresas ainda estavam reservadas a mim naquele dia que me pareceu um tanto quanto curto pela quantidade de coisas que nele aconteceram!!!
Sai de casa, e fui para casa de Sheila, onde recebi dois abraços fortes e sinceros de parabéns (by Gabi e Sheshe), com direito a um bolo na taça maravilhoso na geladeira - apesar da amizade ter começado a poucos meses, a confiança e a afinidade foram quase que instantâneas (amigas íntimas no 1º dia, lembra?)... Ganhei dela também um super make-up me me tranformou na Suellen que agora tem 25 anos - mulher madura e determinada, olhos bem marcados, mas sem perder o ar ingênuo que faz parte de mim, e mesmo que quisesse, não o perderia acho!
Bolo embalado, pegamos o caminho direto para o bar, onde havia combinado com todos... "mesa marcada para 30" pensei - "não vai vir nem a metade! Mas quem vier, estarei feliz por ter se disposto a compartilhar comigo esse momento, e farei como se todos estivessem aqui... quem manda fazer aniversário na véspera do feriado? As pessoas realmente arrumam coisas melhores para fazer!"
Encontramos Elisa e Fernanda na porta, comprimentos e uns bons 15 minutos nós cinco ficamos lá, esperando! Depois, as pessoas foram surgindo e completando os lugares daquela enorme mesa... e cada cadeira ocupada me dava uma sensação boa!
Elisa a piadista, Fernanda a pessoa que ri sem parar de tudo, Patrícia e sua discrição, Gabriela e o "honney" com seu amor estampado, Sheila e a sua cumplicidade, Gabi e sua simplicidade, Mayra com sua alegria, Joyce com sua amizade a todo momento, Marilda com sua responsabilidade de mãe - mas não menos brincalhona, Thalita e suas histórias, Laeana e seu jeitinho meigo, Leisa e seu ar imponente, Thales e Laura - casal ímpar que apesar da gritante diferença de personalidade formam um par tão lindo, Isabela e seu estilo, e eu - admirando toda aquela diversidade que me faz tão bem... comecei a pensar naqueles que faltavam, e aí sim, senti-me completa! Estavam todos lá, com certeza absoluta - uns presentes fisicamente, mas outros tantos levei comigo no coração e pensamento: Kelly, Túlio, Marina, Suéllem, Cristiane, Tamarinha, Mariana, Pâmela, Carol, Karol, Sarah, Emanuela, Aline, Luriely, Amanda, Lara, meninas do Cursilho... Fazendo as contas, tenho muitos amigos, meu círculo de amizades entrou em grande expansão sem dúvidas!
Agora, sinto que devo alterar o status desse dia: Segunda-feira, 06 de setembro de 2010 - um dos dias mais felizes da minha vida, onde realmente me senti completa e rodeada de pessoas que só me querem bem! Não foi um dia, como outro qualquer da semana - foi O DIA...
Li hoje no jornal uma definição sobre pessoas que nascem no dia 06... apesar de não acreditar nessas coisas, não pude deixar de me espantar... diz assim: AMOR - São pessoas equilibradas, sentimentais, adoram família e amigos...
Penso que eles me conhecem mesmo, porque essa é a mais pura definição do meu EU... eu não conseguiria me definir melhor!



Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

"Bons amigos - Machado de Assis"

domingo, 5 de setembro de 2010

Aniversário, Parte I....

Às 20:01 recebi meu primeiro cumprimento de aniversário!!!! De um lugar distante, de um quarto que contém uma pessoa especial.... "congrats for you sister! Aqui já é seu aniversário"... Olhei no relógio e constatei, 20:01 do dia 05 de setembro de 2010 aqui, lá 00:01 do dia 06 de setembro de 2010 - meu aniversário!!!! Me senti lisongeada e repliquei: "Meu primeiro parabéns com fuso"... Como esse mundo e as pessoas ainda continuam a me surpreender - chorei! E lá do outro lado me fala: " Chorando porque recebeu um congrats internacional? Você merece mais..."
Na verdade, naquele momento senti que não merecia tanto! Não mesmo... ultimamente sinto que poderia ser um pouco melhor, me doar mais, estar mais presente... mas não tenho cumprido isso com tanto empenho!
Já fiz 25 anos, me veio agora (não aqui no Brasil, mas em alguns lugares do mundo)! 25 anos de vida... mas que na prática, sinto que comecei a viver há pouco, muito pouco...como se tivesse no máximo 2 anos! É, sinto que 2 ainda é muito, mas vamos arredondar...
A cada ano, nesse dia, fico meio depressiva! Porque pra mim, meu Ano Novo acontece no dia 6 do mês 9, e não no primeiro dia de Janeiro... Porque é nesse dia que faço aquele balanço básico do que aconteceu nos últimos 365 dias, ou 366 dependendo do ano!!!! Penso em cada coisa que fiz, e chegava à seguinte conclusão: "Não fiz absolutamente NADA." E me sentia mal por isso, porque era como se a minha vida pulasse do dia 06/09 de um ano para o dia 06/09 do próximo!
Esse último ano para mim, foi o mais expressivo de toda minha vida - o que tive mais lembranças e acontecimentos que realmente decidiram minha vida... o ano que fiz mais amizades que perduraram, o ano em que mais me abri aos outros e eles se abriram a mim, o ano em que me fizeram e fiz falta, o ano em que mais sonhei e concretizei sonhos, o ano em que não tive vergonha de demostrar o quanto AMO cada uma dessas pessoas - e isso realmente teve seu grandioso retorno, porque a cada segundo me sentia amada também! E esse sentimento me motiva a amar cada vez mais e mais! SIMPLESMENTE - foi um ano ótimo!
Amanhã, dia 06 de setembro.... há 25 anos atrás, às 10:00 nascia uma menininha, mais uma, na cidade de Bauru, estado de São Paulo... filha de Mateus de Oliveira e Maria José Mendes de Oliveira! A caçula de três irmãos... algum dia do ano de 2009, não se sabe exatamente qual, renasce na cidade de Franca, estado de São Paulo, a mesma menininha... Agora nascida para a vida, pronta para CRESCER e ser FELIZ a qualquer custo... pronta para SONHAR e realizar esses sonhos... pronta para AMAR e ser amada! Enfim, como a Fênix renascida das cinzas... eis que surge naquele dia impresciso de 2009 a Suellen que agora vos fala!

Aniversário, Parte II, aguardem...




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Distância...

O que é distância para você?
Gosto de colocar sempre um exemplo teórico para assim poder desenrolar o texto conforme meu simplório ponto de vista...  Então aí vai: Na linguagem corrente, distância é a medida da separação de dois pontos. A distância entre dois pontos é medida pelo comprimento do segmento de reta que os liga. Quando se fala na distância entre dois pontos da superfície da Terra, então a distância é o mínimo comprimento entre as possíveis trajetórias sobre a superfície partindo de um ponto e atingindo o segundo (geodésia).
Na teoria, parece fácil não? Mas, para mim, distância não passa de mera convenção! Vou tentar explicar o porque penso dessa maneira... por isso vou tentar ser o mais clara possível para "me fazer entender"... Para mim, esse fator não influi em muitas coisas...
Muitas pessoas passaram pela minha vida! Desde que me entendo por gente, sempre tive pessoas ao meu redor, mas apesar da proximidade física, algumas sempre foram distantes- não conseguiram captar a minha essência! Como disse num dos primeiros posts, parte da culpa foi minha por tê-las afastado... Já outras, apesar da distância física, se apresentam tão facil e abertamente a mim, como se a mesma não existisse - fosse nula...
Na minha humilde concepção, a distância foi criada para dificultar as coisas... tudo é medido em horas, quilômetros, anos luz, décadas! Isso não tem a menor importância, quando se tem vontade de chegar a algum lugar, atingir algum objetivo, reviver algum sentimento! E o tempo é implacável com aqueles que se deixam levar por essa mera formalidade... o que é um ano ou dois diante de uma vida toda?
O encanto de viajar está na própria viagem (Mário Quintana) - de que importa se vai demorar 13 horas para se chegar ao seu destino! Se lá, para onde você está indo, mora um sonho... o que são 13 horas de viagem com relação aos momento felizes e divertidos que irá se viver! O que é um ano distante das pessoas que se ama, se onde quer que você esteja, você estará em busca de seus objetivos, suas metas - sua INDEPENDÊNCIA! E essas pessoas sempre estarão com você, vão junto no pensamento e no coração, mesmo não estando "perto", assim digamos...
Quando a distância física entre as pessoas se apresenta, é que realmente vemos o quanto amamos e o quanto ela faz falta. Coisas que no dia-a-dia passavam desapercebidas, começam a deixar um vazio dentro de nós - o som da sua risada, o jeito com que manuseava as coisas, o sorriso aberto cada vez que se encontravam, o jeitinho típico de falar, os carinhos, o modo como se olhava nos olhos ao conversar, a maneira com que cozinhava como se fosse um ritual - como faz falta! Mas, no momento do reencontro, quando os corpos físicos estão próximos novamente - é como se nada tivesse acontecido! Como se não tivessem passado meses, anos, décadas afastados! Por que será que isso acontece, parei para pensar aqui um momento, e cheguei a seguinte conclusão: Porque a ligação das pessoas não é feita meramente por ligação física - se fosse assim, amizades não durariam uma semana - A ligação é espiritual, de alma! E para a nossa alma, não existe distância, nem tempo, nem limite... porque ela é IMORTAL... o que é tempo, distância, diante do infinito, do eterno? Um grão de areia na praia talvez, ou uma estrela no universo!

Então, finalizo da maneira mais simples que poderia fazer: NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA...



A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.


"Mário Quintana"