domingo, 29 de agosto de 2010

Frustrações...

Frustração: é uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance dum almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta.

Tudo começou no domingo passado, onde uma expectativa muito forte minha foi frustrada! Senti o chão sumir debaixo de meus pés e como me senti mal por isso ter acontecido! Umas das piores coisas que se pode acontecer com alguém é ver a possibilidade da realização de seu sonho se desfazer, os planos feitos com tanto capricho serem adiados para "não sei quando"! É triste ver suas esperanças se dissipando, e as pessoas perguntando: "E aí, como estão as coisas, deu tudo certo?" e você responder: "AINDA NÃO!"...
Não sei se é impressão minha, mas sinto que elas nesse momento sentem pena de mim... justo elas que me viram falar com tanta empolgação e certeza "quase" absoluta: Agora vai... Sinto que elas nesse momento gostariam de pegar um pouquinho daquela dor que eu insisto em esconder- tentando me mostrar forte e inabalável, para elas!!!
Mas essa semana não consegui bancar a fortona como sempre - desabei mais uma vez! Cai, desacreditada e sem forças, querendo jogar tudo para o alto e voltar à vida de antigamente!!! Tentei esconder (chorando no banheiro e trancando a porta), mas meus olhos vermelhos e inchados me entregavam... Tentei camuflar a dor, mas a amizade terna de duas pessoas me desarmou - e ali naquela mesa chorei sem reservas, sem medo de demostrar a dor que meu coração estava sentindo, sem medo de demostrar a minha fraqueza que julgava que não existia mais! Choro soluçante, daqueles de criança quando a mãe toma o brinquedo que mais gosta - mas no meu caso, levaram minha esperança embora, minha confiança!
Nossa mente é uma coisa incrivelmente cruel quando quer... pensamentos desanimadores, de auto destruição e o "eu não vou conseguir" , "não sirvo para nada" vem nesses momentos! E tudo que você não precisa nessa hora é isso... auto-flagelação, masoquismo, baixa estima!
Mas no meio desse turbilhão, tive uma iluminação - penso que divina, do que fazer para ocupar minha mente com coisas que realmente valham a pena. Ver que meus pequenos problemas não são nada comparados a de outras pessoas... pessoas que não estão tendo a oportunidade de ter uma infância como muitas outras crianças da sua idade - crianças que passam seus dias entre quatro paredes, em cima de uma maca, mas que tem tanta confiança que tudo dará certo, que sinto vergonha de me sentir mal em ter tido meu sonho adiado!
Elas têm suas vidas adiadas, não somente um sonho... e um dos maiores para algumas é simplesmente brincar com outras crianças, num parque ou na rua de casa... poder sair para passear... tomar um sorvete ou comer bobeiras - crianças com câncer que todos os dias lutam para VIVER...
Para nós, pessoas infinitamente abençoadas com a saúde, viver às vezes passa desapercebido! Passa a ser somente um dia após o outro, após o outro... e assim se vai a semana, o mês, o ano - a vida toda! E o que você fez dela? O que você fez para os outros, e para você mesmo?

VIVER é dom de Deus e não pode ser desperdiçado - nunca! Raro, precioso, que passa num piscar de olhos e quando nos damos conta, já se foi...

NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA a qual agora estou dos meus sonhos! Quero ser feliz, claro! Quero que eles se realizem, com certeza - mas no momento quero levar felicidade a quem mais precisa, me doar um pouco por elas... me sentirei recompensada recebendo um sorriso sincero de uma criança, uma abraço daqueles que desarmam qualquer pessoa... uma gargalhada gostosa - aí saberei que pelo menos por alguns momentos eles se esqueceram os seus sofrimentos... e eu me ocupei com coisas que realmente irão me fazer a diferença, que no final das contas eu recebi muito mais que dei...



The Climb

I can almost see it
That dream I'm dreaming, but
There's a voice inside my head saying
You'll never reach it

Every step I'm taking
Every move I make, feels
Lost, with no direction
My faith is shaking
But I, I gotta keep trying
Gotta keep my head held high

There's always gonna be another mountain
I'm always gonna wanna make it move
Always gonna be an uphill battle
Sometimes I'm gonna have to lose
Ain't about how fast I get there
Ain't about what's waiting
On the other side
It's the climb

The struggles I'm facing
The chances I'm taking
Sometimes might knock me down, but
No I'm not breaking

I may not know it
But these are the moments that
I'm gonna remember most
Just gotta keep going

And I, I gotta be strong
Just keep pushing on

Keep on moving, keep climbing
Keep the faith
Keep your faith


 "Miley Cyrus"



Um movimento para levar mensagens de força para os pacientes com câncer do Intituto Mário Penha. Mande sua mensagem pelo site ou pelo seu Twitter, acrescentando o hashtag #doepalavras. Ela será exibida nas TVs dos hospitais e lares para os pacientes.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Amigos ...

Sempre falo sobre eles, mas agora gostaria de mostrar-lhes quem são esses anjos em minha vida! Quem são essas pessoas que Deus na sua infinita bondade fez com que cruzassem meu caminho, para poderem me ensinar a viver... que me fazem rir e às vezes chorar (o que não é muito difícil).
Compartilhamos segredos, confidências, desilusões, sonhos, amores e a falta deles, medos, receios, carências, enfim - EXPERIÊNCIAS... porque cada um veio de um lugar diferente e viveu coisas diferentes! Mas estamos unidos pelo único sentimento capaz de nos fazer iguais... de nos fazer um só - o AMOR...

Deus realmente me abençoou quando pôs essas pessoas para estarem comigo na minha caminhada - Vocês fazem minha vida sempre melhor e mais feliz! Por isso agradeço do fundo do meu coração por nunca me abandonarem, apesar dos pesares... Por terem tido paciência nos momentos que eu precisava somente ser compreendida... Por me estenderem sempre os braços nos meus "retornos"... Por me escutarem, sem precisar saber a razão... Por me oferecerem colo e por aguentarem meu choro desenfreado (sou uma pessoa sensível, até demais diria)... Por serem MEUS AMIGOS !!!




Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...


"Soneto do amigo de Vinicius de Moraes"


domingo, 22 de agosto de 2010

Lembranças, saudades ...

Hoje acordei relativamente bem, mas com o passar das horas, foram florescendo em minha mente algumas lembranças que me trouxeram muitas saudades... muitas mesmo!
E como a saudade dói, principalmente se a pessoa a qual sentimos não está tão perto de nós, ou nunca mais a veremos...
Em uma dessas lembranças, me veio o perfume de minha avó nas narinas - e como parecia que ela estava aqui perto de mim (e penso que estava, porque desde que ela partiu pra ficar juntinho de Deus, eu não sentia tanto a sua falta)! Ouvi sua doce voz a falar comigo naqueles dias da minha distante infância... fechei os olhos e a vi nitidamente, com seus cabelos grisalhos, sempre bem arrumados e sua roupa impecável! Sua bengala charmosa que a ajudava a locomover aquele corpo que a vida castigou tanto, com tantos sofrimentos e dificuldades - mãe de 12 filhos que ficou viúva tão nova!
Em outra, via minha mãe a pegar um dos livros de histórias e sentar-se ao meu lado na cama para contá-la, tentando diferenciar a voz conforme havia a troca dos personagens. Seu beijo quente na minha testa e com um "Boa noite preta" me cobria.....guardava aquele beijo comigo e dormia feliz, porque sabia que a veria novamente somente na noite seguinte! O cheiro de viagem nas roupas de meu pai quando retornava para casa após dias sem vê-lo...
Saudades das brincadeiras na rua de casa, com crianças (que cresceram assim como eu) e que não sei onde estão nesse momento! De tombos espetaculares no asfalto que meus joelhos podem provar pela quantidade de cicatrizes! Das tardes inteiras em casa com meus irmãos em que íamos para o fogão e fazíamos o que? Cobertura de bolo pra comer...
Saudades do Industrial e daquelas salas e corredores que presenciaram tantas coisas! Vidas que se desabrochavam ali, amizades verdadeiras que nasciam, fotos e mais fotos com o Frederico, meu ursinho, que era mascote da turma... fotos da turma do I, a qual fazia parte ativamente; cadernos de esquemas que entortavam nossas mãos; Educação Física com o Lóis, que era uma aula praticamente nula (por isso que perdíamos todos os Interclasses); nossa torcida organizada. Os gritos do Dagoberto ressoando pela sala, e que podiam ser ouvidos lá do pátio! Min Duim e T.U.D.O, nossas super empresas das aulas de OGE; Centro de Historiografia...e não podíamos esquecer do Recanto da Chibata - coisas de Gustavo!!!!
Outra ainda, de abraços tão aconchegantes e ternos, que me envolviam e me deixavam segura, como se o mundo parasse de girar e aquele momento fosse eterno...abraços do meu irmão de coração! Poderia ficar ali por horas, que a mesma intensidade no envolver com os braços permaneceria!
Saudades de gargalhadas noites adentro com minhas amigas, karaokês e dublagens perfeitas, que há muito não acontecem; fogueiras em dia de frio congelante; chocolate quente; encontros gastronômicos - camarão aos quatro queijos no dia do Amigo, macarronadas (com molhos branco e vermelho), strogonoffe; um grito de UNO bem dado; ganhar no Imagem&Ação, ou cantar noite adentro com acompanhamento de violões;  passar a noite inteira acordado para simplesmente ver o sol nascer; ir no Arenna para ver a amiga cantora ENCANTAR...Comer empadas e tomar capuccino no centro da cidade; quiçar nas lojinhas de bijoux de 1,00...
Fazendo essas memórias não póstumas, percebi que vivi muitas coisas, mais até que pensava que tinha!

Hoje literalmente, foi o dia das saudades! Apesar da dor que isso causa, como é bom lembrar, e chorar, e rir...porque é isso que se leva pra vida inteira - LEMBRANÇAS! O que iremos contar para nossos filhos e netos? São essas pequenas coisas que realmente fazem a diferença em nossas vidas!


FAMÍLIA, AMIGOS QUANTA FALTA VOU SENTIR DE VOCÊS... PRESENTES DE DEUS NA MINHA VIDA. VOCÊS TODOS, SEM EXCESSÃO FIZERAM DIFERENÇA NA MINHA HISTÓRIA!


NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA, AMO muito cada um de vocês! Cada um nas suas particularidades - mas um mesmo é o amor!



Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos, vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados, doridos

Sorri, vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz


"Charles Chaplin"



Expectativas ...

Todos nós temos sonhos - uns poucos, outros muitos- mas independente de quais ou quantos são, você espera que eles se realizem, certo? Certíssimo, porque senão, seríamos meros seres pensantes e racionais, que fazem as coisas com base em fatos concretos, sem maiores devaneios ou pensamentos que, nem que sejam por alguns poucos segundos, nos tirassem da nossa realidade...
A vida seria realmente muito chata se fosse assim, não acha? Pelo menos eu acho que sim... mas esperar algo nem sempre é uma coisa muito boa, porque há a probabilidade de que não dê certo! E como dói ver nossos lindos planos desmoronando como um castelo de areia levado pelas ondas do mar... como dói ver que todo aquele esforço feito foi em vão! Mas se nos apegarmos a isso todas as vezes que nossas expectativas forem frustradas, seriamos como aquele homem que disse no começo - sem muitos apegos, sem muitos sonhos. Então, podem pensar que sou mosoquista ou coisa parecida, prefiro muito mais sofrer por ter tentado e arriscado que ficar inerte às coisas as quais gostaria que se realizassem!
Espero muitas coisas dessa minha vida viu? Digo a vocês que realmente agora não são poucas - algumas até muito fora da realidade que estou vivendo nesse momento - mas não menos importantes que aquelas que estão mais fáceis de conseguir...não sei como estarei daqui um ano ou dois, então faço esses planos com base nos meus desejos, no que eu realmente gostaria de fazer algum dia! E essa sensação é incrível, diga-se de passagem...
Sonhar movimenta minha vida agora, e isso inclui ter que esperar, porque infelizmente tudo tem dois lados - um que é extremamente bom e o outro nem tanto! Esperar faz parte do processo....e para poder esperar com maior facilidade, temos que usar de um recurso que nem sempre é tão fácil de se pôr em prática - a PACIÊNCIA. Ah, essa tal dessa paciência é difícil mesmo... é fácil definí-la com palavras, mas na hora de usar, quanta dificuldade temos! Mas, precisamos aprender...senão tudo fica mais sofrido, mais dolorido!
Vou dar um exemplo prático de como estou vivendo toda essa expectativa...
No último post falei sobre sonhos, e nele também disse sobre uma certa aposta! Então, essa aposta está me deixando meio desenfreada no sonhar, porque tudo que vejo, todos os lugares mais lindos que existem - quero ir! Mas espere lá - diz minha razão pra mim - como você vai fazer isso tudo? E eu respondo: Sei lá, só sei que quero. Os meios dos quais usarei para chegar a isso, penso depois! Logo após, comecei uma busca louca por montar um roteiro para a Itália, para Roma para ser mais exata, e o fiz (não querendo me gabar, mas ficou muito bom). E guardei-o na minha caixinha de SONHOS A REALIZAR...
Este é o primeiro passo, delimitar o que se quer e o que não se quer! Tenho outros sonhos como ter um grande amor (daqueles que se perde o fôlego e um pouco da razão), casar, ter filhos, morar numa casa grande e espaçosa, com um lindo jardim para eles brincarem... SONHOS A REALIZAR...
O segundo passo: espere o momento certo para colocar em prática! Às vezes, vai ser necessário esperar mais do que você gostaria, mas infelizmente é assim que funciona...antes esperar um pouco mais do que se antecipar e colocar tudo a perder...
Terceiro  - Enjoy.... curta cada segundo dessa conquista! Estou no nível um ainda, mas já imagino como deve ser chegar ao terceiro... a sensação de vitória, de realização - o EU CONSEGUI! Deve ser demais...

Se Deus quiser, vou conquistar tudo que estou a planejar... tenho fé que vou!

NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA ou o tamanho das suas expectativas, se tiver paciência e planejamento - a conquista é certa!



I've been sitting
Watching life pass from the sidelines
Been waiting for a dream
To seep in through my blinds
I wondered what might happen
If I left this all behind

"This time - do filme O som do coração"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sonhos ...

Tenho uma dificuldade tamanha em falar sobre isso, tanto que comecei esses post umas 5 vezes já.... como definir o que é sonho. Penso que seria mais fácil então partirmos de um princípio teórico, concreto do que seria sonho! Foi aí que recorri ao nosso mestre Aurélio que diz o seguinte: "Associação de imagens, frequentemente desconexas ou confusas, que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme./Fig. Ilusão, fantasia, devaneio, utopia/Coisa vã, fútil, que se esvai / Idéia acalentada, ideal/Desejo intenso e vivo./Visão sobrenatural./Bolo de farinha e ovos, muito fofo, e revestido de açúcar./Parecer um sonho, ser tão extraordinário que é difícil de acreditar". Como podem ver, destaquei duas das definições que realmente me chamaram a atenção... mas elas são completamente o oposto uma da outra ué...sim são!!!! Elas são as duas definições que tive de sonho em minha vida - a primeira a Suellen do passado; a segunda a Suellen que agora vos fala... Uma completamente o oposto da outra, sem comparação...
Me apresento então à vocês novamente: Olá, meu nome é Suellen e eu sou uma sonhadora...
Como disse, sou uma sonhadora, mas, como todas as coisas que andam acontecendo na minha vida, isso também é uma novidade - uma das melhores, eu diria! As grandes possibilidades que se abrem diante de nós quando a gente sonha - MEU DEUS...
A uma semana mais ou menos, conversando com a Kelly no msn (é o que a gente mais faz, tardes inteiras de conversas, sobre vários assuntos - dos mais diversos. Com ela tenho o maior histórico gravado) surgiu esse assunto: "Su, me ajuda!". Eu quase não gosto de fazer isso gente, quem me conhece sabe...e claro a ajudei no que ela me pediu... o que ela me pediu, não vem ao caso nesse momento, mas isso abriu uma porta daquelas bem largas na minha imaginação! Daí veio a proposta: "Vamos fazer uma aposta? Quem viajar menos nos próximos 4 anos pagará um happy hour em Ibiza pros outros 2..." Você deve estar perguntando, porquê outros 2, aí te explico que incluímos o Túlio nessa sem ele saber! Pra nós duas foi bom, porque pudemos nos armar antes de dar a notícia para ele - o viajador nato... Continuando...
"Imagina sister (chamo ela assim), nós 3 viajando juntos, seria mara hein? Penso que vou fazer um post sobre isso hoje! Sonhos....marquei no meu caderninho vou colar essa conversa pra me dar inspiração!"...mas esse post nunca que saia da vontade até que hoje resolvi tirar isso de mim!!! Nossa....como é bom sonhar né gente, perdi muito tempo sem fazer isso - sempre fui muito pé no chão, sem muitas ambições, sem muitos planos pra mim, pra minha vida! A vidinha sem graça que vivia, a tempos atrás, era o máximo que conseguiria ter, porque não tinha o combustível pra fazer ela funcionar - OS SONHOS... sonhos nos põe pra frente, nos impulsionam a querer algo melhor pra nós mesmos! Quanto tempo disperdiçado por achar que tudo estava bom. Quanto tempo jogado fora por achar que não seria capaz de conseguir nada, por me conformar com tudo como estava...
Nesse mesmo dia, dizia à sister:" Quando que na minha vida eu imaginaria que um dia estaria fazendo tais planos, tendo tais sonhos! Nem no meu devaneio mais louco eu conseguiria". E ela me respondeu: "Sonha mais..." - "Mais?" - "Sonha mais, isso faz um bem danado!"... Palavras sábias de uma pessoa sábia, no momento exato que eu precisava escutar isso! Bem no momento em que todos os meus planos do intercâmbio (outro sonho que foi plantado por uma 3ª pessoa no meu coração, Tamarinha, obrigada!!!) estavam indo de mal a pior - muita ansiedade, muito nervosismo, controlado somente na base da Fluoxetina e Valeriana...me vem essa brisa suave de encontro ao meu rosto, e Deus falando ao meu ouvido assim: "Escuta, você está entendendo que esse sonho fui Eu que sonhei pra você antes?" E gente, quando Deus sonha as coisas pra nós, não tem jeito, você pode estar no olho do furacão, na situação mais difícil de se sair, tendo aqueles pensamentos "Vou desistir, isso não é pra mim!"...Êle dá um jeito de te mandar esses recadinhos sutis, e as coisas fluem com tamanha naturalidade de depois não se acredita que deu certo!
Duvidei por muitas e muitas vezes desse sonho, um dia, de tanto desespero que sentia, me tranquei no meu quarto e fui ter uma DR com Êle...imagina, agora eu rio disso, mas no dia a situação estava tensa! Gritava assim: "Por que Você está fazendo isso comigo hein? Se era pra me fazer sofrer, não me deixasse fazer planos". Tinha acabado de chegar da reunião da igreja na quarta-feira, a qual fui e fiquei completamente sem prestar atenção, só na aflição... chorava desesperadamente e com a Bíblia na mão disse, olhem a petulância da menina, mas foi a melhor coisa que poderia ter feito naquele momento: "ME RESPONDE AGORA"... abri e foi justamente no Salmo 90 - SALMO DA CONFIANÇA! Minhas lágrimas cessaram na hora - como Êle foi bondoso comigo, não havia necessidade nenhuma d'Ele fazer isso, mas fez - me consolou, acariciou-me com suas palavras tão lindas... fiquei cheia de vergonha e senti Êle falando no meu ouvido pela primeira vez: "Não faço as coisas pela metade!"
Sou testemunha viva disso que falo, e quem me conhece bem sabe por tudo que passei desde que resolvi SONHAR JUNTO com Deus... não é fácil, Êle nunca me disse que seria, mas está valendo a pena cada segundo...


"... o que somos, senão lembranças, sonhos e desejos?"


NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA que você esteja dos seus sonhos! Se você sonha junto, não desite no primeiro tombo ou rasteira que leva, tem fé e persevera - confie, porque tudo dará certo!



Tenha sonhos!
É nos seus sonhos que Deus age e revela o seu infinito poder.
NUNCA DEIXE DE SONHAR!
TENHA OBJETIVOS!
Reme contra a maré!
No decorrer da sua vida, você encontrará pessoas que irão te jogar "água fria"!
Irão falar que você é incapaz... que é impossível!
Dirão que aquilo que você tanto almeja não é para você.
NÃO DESISTA! O DEUS QUE SERVIMOS É O SENHOR DO UNIVERSO!
Tenha a certeza que dias melhores virão e tudo tem um propósito na nossa vida!
Nada é por acaso.
ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR,
CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ.


"autor desconhecido"


domingo, 8 de agosto de 2010

O que eu também não entendo...

Se a alguns anos eu não fazia questão de muitos envolvimentos, muitas amizades, agora sinto que faço questão demais!!!!
Tenho feito questão de estar sempre perto das pessoas as quais eu conquistei, as quais me conquistaram, mas de vez em quando tenho exagerado nisso... e tenho consciência de que isso pode estar sufocando algumas delas! A essas que estão se sentindo acuadas por mim, minhas sinceras desculpas, mais saibam que não estou fazendo isso por mal...
Como disse antes, sempre fui muito sozinha e agora que estou aprendendo a lidar com essa montanha de novos sentimentos que a cada dia vem entrado em meu coração!!!! É em meio a lágrimas que estou escrevendo esse post...não sei se lágrimas de felicidade, ou de tristeza.... ainda não defini nomes pra esses sentimentos, porque nunca tinha sentido tantos, e com tamanha intensidade antes...
Mas, estou na busca de entender tudo que está se passando comigo - o motivo maior desse blog...tentar organizar tudo aqui dentro, para que eu consiga ao menos um dia não cometer esses meus erros banais, cotidianos!!!!
Tenho exigido mais atenção das pessoas que mereço! Agora entendo o porque tenho feito isso com tanta frequência: Não quero nunca mais estar sozinha, adorei estar rodeada de pessoas, amigos, de dar e receber o amor delas - penso que essa foi a melhor e maior descoberta que fiz nos últimos tempos: amor incondicional - sem limites, que antes só havia sentido por meus pais, e vi que é possível também extendê-lo a outras pessoas que não são do meu convívio familiar!!!! Eureka
Gosto muito, vocês não tem noção, quando dizem que sentem minha falta!!! Isso pra mim, é a glória, de verdade... me sentir querida, amada é uma grande conquista daquela moça que no começo de tudo, passava desapercebida por entre as pessoas, como se não existisse!
Agora, o meu olhar e meu rosto tem brilho, meu coração está cheio de coisas boas, minha mente cheia de sonhos, planos que nunca pensei em ter! A Suellen de antigamente NUNCA teria sonhos tão ousados, tão bem articulados como essa de agora!
Determinação, coragem de enfrentar as minhas maiores dificuldades, meus medos (que não são poucos)...na hora que for pra ser, vai acontecer disse o Túlio pra mim a poucos minutos atrás. E hoje, com certeza, eu tenho essa convicção... Meus sonhos vão se realizar, tenho fé que vão!!!!
NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA - você pode estar a 12 horas de avião de mim, mas continua tão presente em minha vida, tão vivo, como se continuasse a morar a 5 minutos daqui de casa!!!!




In high seas or a low seas, I'm gonna be your friend-
You know that I'm gonna be your friend.
In a high tide or a low tide, I'll be by your side -
You know that I'll be by your side.
 
"High tide or Low Tide - Bob Marley"



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A moça de sorriso aberto...

Nesse instante, essa é minha maior definição, mas infelizmente nem sempre foi assim... Para "me fazer entender" melhor, terei que voltar um pouquinho no tempo...
Era uma vez, uma menina chamada Suellen, que nasceu em Bauru - Estado de São Paulo. Filha caçula de três irmãos! Deduze-se então que se foi mimada, mas não muito! Fui criada numa família, que Graças a Deus, sempre teve muito pé no chão, sem muitas frescuras, sem muitos recursos! Minha infância foi muito bem vivida, com brincadeiras na rua e coisas típicas de irmã mais nova - brinquedos que foram das primas, roupas da irmã que não serviam mais...
Sempre muito apegada a meus pais - minha mãe, uma mulher guerreira que só via à noite (quando via) depois de sua dupla jornada de trabalho. Meu pai, não morava conosco por causa de seu trabalho - vivia viajando...se o visse umas 2 vezes ao mês era muito, mas quando ele chegava, pra mim era uma festa!!!! Espera ansiosa na rodoviária, cheiro de viagem nas roupas, como eu dizia a ele...mas por causa de sua criação, muito rígida, nunca foi de demonstar muito carinho - sem muitos beijos e abraços! Eu e meus irmãos passávamos o dia todo juntos, em casa, enquanto não estávamos na escola. Um cuidando do outro enquanto minha mãe não chegava do trabalho para nos encher de beijos, abraços, ler histórias para que pudéssemos dormir - o oposto de meu pai, como podem ver!
Os anos foram se passando, e eu crescendo! E conforme isso ia acontecendo, me fechando como que em uma concha... Sempre com poucos amigos, superficial, sem muitos envolvimentos!
Não tenho amigos de infância!!! Culpa dessa concha que criei em torno de mim - inconscientemente! Nesse instante veio aqui na minha cabeça o seguinte: "Porque eu fiz isso?" Acho que pra me poupar de sofrimentos que naquele momento eu achava desnecessários! Talvez tenha sido isso, talvez não...não cabe agora eu querer achar a causa, mas com certeza isso teve muitas consequências: timidez, dificuldade de me relacionar com as pessoas... e isso chegou até o colegial! Putz, o colegial...Escola nova, não conhecia NINGUÉM!!!
Agora vocês devem estar pensando: "Coitada, se ferrou!" e quem pensou assim, não está de todo errado!
1º dia de aula - o pior dia da minha vida até então! Mayra, toda vez que nos encontramos me remete a esse dia trágico...hora das apresentações: Meu nome é Suellen e não gosto de apelidos, foi o que falei!!! Isso me marcou naquela sala onde a maioria dos alunos vinham da mesma escola, estudavam na mesma sala desde crianças - afastei-os antes mesmo deles tentarem se aproximar - típico de mim até aquele momento, lembra? sem muitos envolvimentos...mas isso Graças a Deus mudou (graças a Deus e a todas as minhas amigas dessa época) que foram me amolecendo e me tornando uma pessoa menos chata, menos emburrada, menos superficial!
Aí veio a Faculdade, minha outra prova de fogo - mas que consegui passar com menos dificuldade, mas mesmo assim, reservada, recatada!
Essa moça de sorriso aberto surgiu em mim a pouco tempo... essa pessoa que tenta ser amiga de todos, que faz questão de estar junto, de compartilhar, de dar gargalhadas, de chorar - se for preciso! E foi graças a Êle novamente, que a cada dia foi colocando pessoas novas em minha vida, cada uma diferente da outra, cada um com suas particuliaridades - como se fosse pra eu pegar o melhor de cada uma pra mim... e eu não deixei essa oportunidade passar!!!! Hoje posso dizer, não tenho muitos amigos, mas os poucos que tenho foi por merecimento meu, esforço meu - que corri atrás....uns, nossa, foram difíceis de descobrir. Já outros nem tanto, mas não menos importantes!
De tempos em tempos, me afasto de uns, me aproximo mais de outros, mas isso é por mera conveniência, comodismo - acho que isso acontece com todos! Mas, dias atrás vi uma frase que peguei como se fosse para mim. Ela diz assim: "As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade permanece a mesma."
NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA, serei sempre amiga de vocês!



... Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem ao certo
A moça de sorriso aberto!
Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto...
 
"Linda Rosa - Maria Gadú"



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Meus motivos ...

Como disse a um grande amigo meu, de vez em quando sinto a necessidade de me esvaziar em palavras, transcrevê-las para uma folha de caderno, tirar meus pensamentos mais difíceis de entender de dentro de mim! Gosto disso...gosto muito disso, pois quando se passa os seus sentimentos para o papel, tudo fica mais exato, mais palpável!
Descobri a pouco tempo que levo jeito para isso! Resolvi então aproveitar essa minha enorme vontade de "me entender" a outra de "me fazer entender"... Penso que será meio complicado me deixar transparecer tanto para os outros! Já vieram agora, nesse instante pensamentos do tipo: "O que vão pensar de você!"
E eu, brigando comigo mesma respondi: "O que quiserem pensar...". Aprendi a me aceitar, desse jeitinho que sou e sei que esse meu "jeitinho" agrada muita gente!
Sinto que no final disso tudo, quem sairá vencedora será eu mesma! Porque estou encarando como uma terapia, uma ocupação para minha mente que a alguns meses anda meio perturbada com tantas coisas a pensar, planejar, uma confusão enorme de sentimentos (de perda, de abandono, de carinho incondicional, de amor, de ódio...). Tantos encontros, despedidas, reencontros, decepções, SUPERAÇÃO...
Também quero colocar aqui as várias pessoas que estão me ajudando nessa caminhada em busca do auto-conhecimento e o que cada uma, naquele exato momento, significou pra mim!
Como disse a uma grande amiga, outra que Deus com sua infinita bondade colocou no meu caminho, sou uma manteiga...desmancho fácil! Sou muito coração, sentimento... e isso às vezes me atrapalha um pouco. Ela vive me dizendo: - Tem que ser mais durona!
Querida, eu juro que vou tentar, se você estiver comigo e me ajudar!!! Dependo de vocês para crescer - e preciso crescer rápido, penso até que passou da hora! Daqui alguns meses estarei sozinha, de novo....mas sei que vocês estarão todos em meu coração, e lembrarei a cada segundo de tudo que fizeram por mim!
NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA, levarei vocês comigo aonde eu for... 



O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...


" O caderno - Toquinho "